quarta-feira, 11 de maio de 2016

SANTO ANTONINO DE FLORENÇA

Nomeado arcebispo de Florença, Santo Antonino de Florença fugiu para não ter que assumir o cargo, mas foi encontrado e teve por força que aceitá-lo.
Revelou-se um grande arcebispo, cheio de zelo e espírito apostólico. Santo Antonino de Florença combateu o neo-paganismo renascentista e defendeu o Papado no Concílio de Basiléia.
Deixou escritos teológicos de valor. Tal era sua fama de santidade no tempo em que vivia que, certa vez, o Papa Nicolau V declarou em público que o julgava tão digno de ser canonizado ainda vivo quanto São Bernardino de Sena, que acabava de ser elevado às honras dos altares.
Homem de grande cultura e virtudes exímias: Santo Antonino, que teve sempre enorme aceitação entre o povo. A ele deve-se não apenas a fundação convento de São Marcos, célebre em Florença, como também os preciosíssimos afrescos de Angélico.
São verdadeiros monumentos históricos, marcados por raro valor artístico. O povo costumava chamar o seu arcebispo de “Antonino dos Bons Conselhos”. A obra escrita que nos deixou prova suficientemente que o povo tinha razão.
Santo Antonino de Florença, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário