Grandes martírios ocorreram de 824 a 931, de 850 a 859 em perseguições dos muçulmanos extremistas da África do Norte contra os cristãos, sob os emires Abd-ar-ramam II e Muhammad I.
E então surgiu o movimento religioso de São Eulógio de Córdoba: os cristãos se apresentavam voluntariamente para o martírio a fim e despertar o entusiasmo religioso em seus irmãos de fé. Cristão desde o berço foi educado no catolicismo por um abade chamado Esperandeio, em meio aos esplendores da corte árabe sediada em Córdoba.
Ordenando-se sacerdote, consagrou-se à difusão do Evangelho, tanto pregando quanto escrevendo, o que despertou um espírito mais combativos nos cristãos. Proclamou abertamente as imposturas do Alcorão e da vida de Maomé, sendo seguido por muitos discípulos. Isso motivou a perseguição do muçulmanos.
E em, 858 São Eulógio foi sagrado arcebispo metropolitano de Toledo, mas não conseguiu tomar posse, porque foi preso, encarcerado e decapitado em 11 de março de 859. Eulógio é, certamente, o mais ilustre dos mártires de Córdoba. Foi sepultado na Igreja de São Zoilo, catedral de Córdoba e de imediato foi considerado santo e mártir pelo povo da Espanha.
Devoção: Ao único Senhor e Salvador, Jesus Cristo
Padroeiro: dos Mártires
São Eulógio, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário