quarta-feira, 13 de julho de 2016

LITURGIA DO DIA 14/07/2016 - "Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Resultado de imagem para EVANGELho 

QUINTA-FEIRA

Ano: C

Santo do dia: São Camilo de Léllis.

Cor litúrgica do dia: VERDE

Anos Pares

15ª Semana do Tempo Comum.


Primeira leitura  


Leitura do Livro do Profeta Isaías (26,7-9.12.16-19)
7 O caminho do justo é reto, 
e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 
8 Sim, no caminho dos teus juízos 
esperamos em ti, Senhor; 
para o teu nome e para a tua memória 
volta-se o nosso desejo. 
9 Quando vem a noite anseia por ti a minh'alma 
e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. 
Quando brilharem na terra teus juízos, 
os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 
12 Senhor, hás de dar-nos a paz, 
como nos deste a mão em nossos trabalhos. 
16 Senhor, eles a ti recorreram na angústia; 
exageraram na superstição, 
e veio-lhes o teu castigo. 
17 Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto 
geme e chora em suas dores, 
assim nós, Senhor, em tua presença. 
18 Concebemos e sofremos dores de parto, 
e o que geramos foi vento. 
Não demos à terra frutos de salvação, 
não fizemos nascer habitantes para o mundo. 
19 Reviverão os teus mortos 
e se levantarão também os meus mortos. 
Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! 
Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, 

e a terra trará à luz os falecidos. 
- Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Salmo Responsorial  
(Sl 101,13-14ab.15-21 (R. 20b))

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

13 Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, * 
de geração em geração sereis lembrado! 
14a Levantai-vos, tende pena de Sião, * 
14b já é tempo de mostrar misericórdia! 
15 Pois vossos servos têm amor aos seus escombros * 
e sentem compaixão de sua ruína.   R. 

16 As nações respeitarão o vosso nome, * 
e os reis de toda a terra, a vossa glória; 
17 quando o Senhor reconstruir Jerusalém * 
e aparecer com gloriosa majestade, 
18 ele ouvirá a oração dos oprimidos * 
e não desprezará a sua prece.   R. 

19 Para as futuras gerações se escreva isto, * 
e um povo novo a ser criado louve a Deus. 
20 Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * 
e o Senhor olhou a terra do alto céu, 
21 para os gemidos dos cativos escutar * 
e da morte libertar os condenados.   R. 
Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (11,28-30)

R. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
28 Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
—  Palavra da Salvação.
R. Glória a vós, Senhor.
Homilia
Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
Fonte CNBB

Hoje o Senhor claramente nos convida a irmos a Ele: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos… E eu pergunto quantos de nós temos nos cansado durante o nosso dia a dia, pelas circunstâncias, seja uma insatisfação pessoal no trabalho, sejam as coisas que acontecem que não saem da forma como desejamos, ou seja, até mesmo o jeito como nós tratamos a quem amamos que, por muitas vezes, nem é o modo como queremos tratar, mas pela falta de paciência, pelo cansaço físico, mental ou espiritual nos deixamos levar pelas nossas fraquezas e não fazemos o bem que desejamos.

Hoje Jesus nos convida porque conhece o nosso coração e sabe que só n’Ele teremos descanso, pois Ele mesmo justifica isso quando diz: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendeis de mim, porque sou manso e humilde de coração. Pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve.”

Jesus não nos convida até Ele para nos condenar, mas nos convida para tirar de nós tudo que não nos faz bem, inclusive nosso sentimento de culpa em relação aos nossos pecados e fraquezas. Ele anseia e deseja muito que O busquemos para nos dar o descanso necessário para uma boa caminhada.

Não importa se estás passando por esta crise, pensando que ninguém se importa, que ninguém se preocupa, o que eu quero dizer-te são Palavras do Mestre: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados de carregar as vossas pesadas cargas, e eu vos darei descanso.” Neste texto Jesus demonstra o seu amor para contigo. Ele se importa contigo e por isso te chama. Faz-te um convite. E este é para os que têm problemas, para os cansados e os oprimidos; os que estão com cargas tão pesadas e tão grandes que não dão conta de carregar sozinhos; os que perderam a esperança até mesmo para esperar; os que estão feridos e com traumas profundos; os que não têm mais caminho para caminhar; os que perderam o rumo da vida, para os que perderam a direção.

O convite é para ti que estás com o coração quebrado, arrebentado, porque há reabilitação, há cura; é para ti que desperdiçaste a tua vida no mal, pois ainda há possibilidade para fazer o bem; para ti que já não tens mais perspectiva na vida, expectativa de um novo começo; para ti que te sentes desesperado, desprezado; para ti que te sentes doente, perdido na vida; para ti que estás longe, e morto em delitos e pecados.

Talvez tu digas: “Minha vida não tem jeito, porque o pau que nasce torto, cresce torto e morre torto”. Mas te digo: Tem sim! Porque o pau que nasce torto, só é torto antes de chegar nas mãos do carpinteiro de Nazaré. Depois de passar pelas Suas mãos, sai um móvel precioso, raríssimo de encontrar! Ele te oferece uma nova oportunidade. Jesus é o Deus do impossível, é o Deus capaz de fazer: do vilão, um herói; do bandido, um santo; do perseguidor, um defensor do Evangelho.

Com as palavras “vinde a Mim”, Jesus nos chama a confiar n’Ele, a crer. Porque ninguém pode ir, e seguir, sem crer, sem confiar nele.

Ele te chama para que tu tomes sobre ti o jugo d’Ele: tomai sobre vós o meu jugo. Jesus não te engana. Ele não prometeu só mar de rosa, porque aqui o jugo quer dizer que tudo aquilo que Jesus passou tu terás de passar. Assim como Ele foi perseguido, sofreu, foi maltratado, caluniado, zombado, odiado, abandonado entre ladrões e morto na Cruz mas que três dias depois ressuscitou, assim também tu terás de passar pela mesma situação. Aliás, ao discípulo basta ser igual ao mestre. Se a Mim trataram assim, a vós também, disse o Senhor. Mas não tenhais medo. Eu venci o mundo!

Precisamos aprender d’Ele: e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Chama-nos ao discipulado d’Ele, a sermos seus alunos. Ele quer que eu e você sejamos seus imitadores. Ele passará a ser o nosso modelo. Tu precisarás conhecer mais e mais o teu Senhor, as coisas d’Ele, até chegar ao pleno conhecimento. Mas isso só será possível se estiveres perto d’Ele. É por isso que também nos chama para estarmos perto d’Ele, junto d’Ele, para ter comunhão e intimidade com Ele. É urgente que tu contes tudo para Deus. Ele te dá este privilégio de abrir o peito, a alma, e o coração. E então: achareis descanso para as vossas almas.

Hoje Jesus quero Te louvar pelo meu trabalho, que tem me tirado muito dos nossos momentos de intimidade. Isso, na verdade, tem me feito valorizar cada minutinho que posso beber da graça que é ter Tua presença. Dá-me a graça de, durante todo o meu dia, conseguir parar, para escutar e discernir a Tua vontade para as minhas atitudes do dia. Dá-me a graça de ser manso e humilde assim como Tu és, Senhor.
Fonte Canção Nova
Deus os Abençoe! 
Paz e Bem.

in Corde Jesu, semper. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário