sábado, 16 de abril de 2016

LITURGIA DO DIA 17/04/2016 - Domingo - “nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão”

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DOMINGO - 17/04/2016

Ano: C

Santo do dia: Roberto de Molesques

Cor litúrgica do dia: BRANCO

Anos Pares

Quarto Domingo da Páscoa


Primeira leitura  



Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 13,14.43-52)

Naqueles dias, Paulo e Barnabé
14 partindo de Perge,
chegaram a Antioquia da Pisidia.
E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
43 Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao
judaísmo seguiram Paulo e Barnabé.
Conversando com eles, os dois insistiam
para que continuassem fiéis à graça de Deus.
44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu
para ouvir a palavra de Deus.
45 Ao verem aquela multidão,
os judeus ficaram cheios de inveja
e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46 Então, com muita coragem,
Paulo e Barnabé declararam:
'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós.
Mas, como a rejeitais
e vos considerais indignos da vida eterna,
sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos.
47 Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu:
'Eu te coloquei como luz para as nações,
para que leves a salvação
até os confins da terra'.'
48 Os pagãos ficaram muito contentes,
quando ouviram isso,
e glorificavam a palavra do Senhor.
Todos os que eram destinados à vida eterna,
abraçaram a fé.
49 Desse modo, a palavra do Senhor
espalhava-se por toda a região.
50 Mas os judeus
instigaram as mulheres ricas e religiosas,
assim como os homens influentes da cidade,
provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé
e expulsaram-nos do seu território.
51 Então os apóstolos sacudiram contra eles
a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio.
52 Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria

e do Espírito Santo.

- Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Salmo Responsorial  
(Sl 99,2.3.5 (R. 3c))


R. O Senhor, só ele é Deus,
somos o seu povo e seu rebanho.

2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,*
ide a ele cantando jubilosos!   R.

3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, 
Ele mesmo nos fez, e somos seus,*
nós somos seu povo e seu rebanho.   R.

5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,*
seu amor é fiel eternamente!   R.


Segunda leitura  

Leitura do Livro do Apocalipse de São João (7,9.14b-17)

Eu, João, 
9 vi uma multidão imensa
de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas,
e que ninguém podia contar.
Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro;
trajavam vestes brancas
e traziam palmas na mão.
14b Então um dos anciãos me disse:
'Esses são os que vieram da grande tribulação'.
Lavaram e alvejaram as suas roupas
no sangue do Cordeiro.
15 Por isso, estão diante do trono de Deus
e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo.
E aquele que está sentado no trono
os abrigará na sua tenda.
16 Nunca mais terão fome, nem sede.
Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente.
17 Porque o Cordeiro, que está no meio do trono,
será o seu pastor
e os conduzirá às fontes da água da vida.
E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos.'

- Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (10,27-30).

R. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus:
27 As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu dou-lhes a vida eterna
e elas jamais se perderão.
E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos,
e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30 Eu e o Pai somos um.'
—  Palavra da Salvação.
R. Glória a vós, Senhor.
Homilia
O capítulo 10 do 4º Evangelho é dedicado à catequese do Bom Pastor. O autor utiliza esta imagem para apresentar uma catequese sobre a missão de Jesus: a obra do “Messias” consiste em conduzir o homem às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude.
A imagem do Bom Pastor não foi inventada pelo autor do 4º Evangelho. Literariamente falando, este discurso simbólico está construído com materiais provenientes do Antigo Testamento. Em especial, este discurso tem presente Ez 34 onde se encontra a chave para compreender a metáfora do pastor e do rebanho. Falando aos exilados na Babilônia, Ezequiel constata que os líderes de Israel foram, ao longo da história, falsos pastores que conduziram o Povo por caminhos de morte e de desgraça; mas – diz Ezequiel – o próprio Deus vai, agora, assumir a condução do seu Povo; Ele porá à frente do seu Povo um Bom Pastor (Messias), que o livrará da escravidão e o conduzirá à vida.
A catequese que o 4º Evangelho nos oferece do Bom Pastor sugere que a promessa de Deus afirmada por Ezequiel se cumpre em Jesus.
O texto que nos é proposto acentua, sobretudo, a relação estabelecida entre o Pastor (Cristo) e as ovelhas (os seus discípulos).
A missão desse Pastor (Cristo) é dar vida às ovelhas. Ao longo do Evangelho, João descreve, precisamente, a ação de Jesus como uma recriação e revivificação do homem, no sentido de fazer nascer o Homem Novo (cfr. Jo 3,3.5-6), o homem da vida em plenitude, o homem total, o homem que, seguindo Jesus, se torna “filho de Deus” (cf. Jo 1,12) e que é capaz de oferecer a vida por amor. Os que aceitam a proposta de vida que Jesus lhes faz não se perderão nunca (“nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão” – Jo 10,28), pois a qualidade de vida que Jesus lhes comunica supera a própria morte (cf. Jo 3,16;8,51). O próprio Jesus está disposto a defender os seus até dar a própria vida por eles (cf. Jo 10,11), a fim de que nada nem ninguém (os dirigentes, os que estão interessados em perpetuar mecanismos de egoísmo, de injustiça, de escravidão) possa privar os discípulos dessa vida plena.
As ovelhas (os discípulos), por sua vez, têm de escutar a voz do Pastor e segui-l’O (cf. Jo 10,27). Isto significa que fazer parte do rebanho de Jesus é aderir a Ele, escutar as suas propostas, comprometer-se com Ele e, como Ele, entregar-se sem reservas numa vida de amor e de doação ao Pai e aos homens.
O texto termina com uma referência à identificação plena entre o projeto do Pai e o projeto de Jesus: para ambos, o objectivo é fazer nascer uma nova humanidade. Em Jesus está presente e manifesta-se o plano salvador do Pai de dar vida eterna (vida plena) ao homem; através da ação de Jesus, a obra criadora de Deus atinge o seu ponto culminante.
www.dehonianos.org

Deus os Abençoe, 
Paz e Bem.

in Corde Jesu, semper. 

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