História de São Gastão: De família nobre, ainda jovem São Gastão foi para Lorena na finalidade de levar uma vida virtuosa e retirada.
O bispo de Toul sagrou-o sacerdote, alegando que o clero se encontrava muito escasso de sacerdotes. O bispo, certamente por inspiração divina ordenou-o sacerdote sem que ele tivesse noção do cristianismo.
Desejando conhecer ao menos as noções básicas pediu um catequista indicada pelo bispo de Toul, que o instruísse no caminho para Reims. Para confirmar sua missão sacerdotal, Deus permitiu que São Gastão restituísse a vista de um cego que encontrara pelo caminho, o que sabendo o rei sobre tal episódio se converteu.
Em Reims São Gastão foi batizado. Entregou-se a instrução dos fiéis e assistência aos pobres e em pouco tempo foi consagrado bispo de Arras e ocupou tal cargo durante quarenta anos. Apesar da conversão do rei Clovis o qual passara a lhe ser grande amigo, acontecia ainda muitas festas pagãs, principalmente quando a coroa foi passada para o Clotário.
Certa vez convidaram são Gastão para uma dessas festas, propositadamente: para observar possivelmente sua indignação. Aceitando o convite, Gastão dirigiu-se à sala onde copos cheios de cerveja se encontravam sobre a mesa preparada. Antes de assentar-se, abençoou e ao sinal da Cruz todos os copos se espatifaram, derramando toda a cerveja sobre a mesa.
Perceberam então o quanto eram condenados em seus desregramentos. Porém quantos continuavam no estado de embrutecimento e miséria espiritual obstante esses santos que levavam a sã doutrina em meio a milagres. Numa noite de fevereiro, muito fria, uma nuvem espessa e luminosa foi vista sobre sua residência, ou seja, o chamado palácio episcopal.
Tratava-se justamente do momento da partida de são Gastão. Aos que se encontravam á sua volta e ao clero, recomendou as virtudes teologais, ou seja, fé, a esperança e sobretudo a caridade e depois adormeceu em paz no Senhor, a 6 de fevereiro de 540.
História da Santa Júlia Billiart: Nasceu na França em uma família religiosa. Júlia sempre precisou trabalhar, já que sua família passava por dificuldades financeiras. Mesmo com todas as suas ocupações, sempre procurava tempo para visitar os enfermos e os abandonados, ajudava-os e orava por eles. Aos treze anos, Júlia sofreu sérios problemas e ficou paraplégica. Mesmo assim, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora com objetivo de cuidar e catequizar as crianças. Foi a primeira congregação religiosa sem distinções entre os seus membros. Graças a Deus, após vinte e dois anos voltou a andar. Então passou todos os dias de sua vida catequizando e fundando novas casas.
Santa Júlia Billiart foi a fundadora das Irmãs de Notre Dame e fundadora de escolas para crianças pobres fez sua missão na Bélgica, a qual passou a ter um inesperada repercussão.
Por essa razão, Santa Júlia Billiart mesmo paralítica aos 22 anos, viu-se obrigada a fugir em uma carroça e a esconder-se sob palhas para não ser morta pelos seus perseguidores. Apesar de injustamente perseguida, apenas comentava com grande admiração sobre a bondade de Deus. Santa Júlia Billiart partiu para a eternidade em 1816.
Oração da Santa Júlia Billiart: Santa Júlia, por vossa grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, fostes curada milagrosamente e favorecida por muitas graças.
Por vossa poderosa intercessão, alcançai-nos uma ilimitada confiança em Deus nas dificuldades da vida, a força de cumprir em tudo a adorável vontade de Deus e a graça especial que ardentemente vos imploramos. Amém!
Devoção: À assistência aos pobres e à pregação da Palavra de Deus
Padroeiro: Dos viciados em bebida e nas ilusões do mundo
São Gastão e Santa Júlia Billiart, rogem por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário