segunda-feira, 11 de abril de 2016

SÃO ESTANISLAU - Mártir

São Estanislau, nasceu em Cracóvia, em 1030, em Szczepanowa, diocese de Cracóvia, Polônia. De família pobre, estudou com os beneditinos de Cracóvia, depois na Bélgica (Liège).
De regresso à pátria, São Estanislau exerceu o ministério sacerdotal com zelo e inteligência, fazendo várias reformas pastorais. Aos 42 anos, foi nomeado bispo de Cracóvia por Alexandre II.
Sua nomeação agradou a todos, até mesmo ao rei Boleslau (1058-1079), que a princípio apoiou suas iniciativas pastorais. Esta harmonia haveria de se romper, em conseqüência do desmando e corrupção dos costumes da corte.
O próprio rei tinha conduta leviana, reprovável e escandalosa. São Estanislau denunciou-o publicamente e lançou sobre ele a excomunhão. Foi morto, então, quando celebrava a eucaristia na igreja de São Miguel.
O ignóbil assassinato na catedral segundo consta, foi cometido pelo próprio Imperador pois os guardas não foram capazes, impedidos por uma força misteriosa. Era o dia 8 de maio de 1097. Venerado na Polônia, foi canonizado a 17 de agosto de 1253, na basílica de são Francisco de Assis e desde então a Europa e as Américas o veneram.
Oração São Estanislau: Deus, nosso pai, vós nos chamais a colocar em prática as vossas palavras, a cumprir o vosso mandamento de amor. Somente assim estamos construindo nossa casa sobre a rocha firme e inabalável. Fazei, pois, que jamais omitamos nossos deveres e nossso compromisso com o vosso Evangelho que é servir. Santo Estanislau procurou tornar concreta sua opção de fé, vivendo intensa e profundamente sua curta existência, uma existência cheia de significado e de sentido. Fazei que nós também não sejamos daqueles que apenas falam, mas não fazem. A religião verdadeira aos vossos olhos é aquela que Jesus, vosso Filho, cumpriu com o testemunho de sua vida: Ele me enviou para levar a boa nova aos pobres, curar os corações aflitos, anunciar a redenção aos cativos, e a libertação aos encarcerados, e para proclamar um ano de graça da parte do Senhor (Isaías 61:1-2).
Devoção: Ao combate às desordens dos líderes do povo
Padroeiro: Dos caluniados
São Estanislau, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário