segunda-feira, 20 de junho de 2016

LITURGIA DO DIA 21/06/2016 - "Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! "

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TERÇA-FEIRA

Ano: C

Santo do dia: São Luís Gonzaga.

Cor litúrgica do dia: VERDE

Anos Pares

12ª Semana do Tempo Comum.


Primeira leitura  


Leitura do Segundo Livro dos Reis (19,9b-11.14-21.31-35a.36)

Naqueles dias: 
9a Senaquerib, rei da Assíria, enviou de novo 
mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 
10 Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: 
Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios. 
11 Porque tu mesmo tens ouvido 
o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações 
e como as devastaram. 
Só tu te vais salvar?' 
14 Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. 
Depois subiu ao templo do Senhor, 
estendeu a carta diante do Senhor 
15 e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: 
'Senhor, Deus de Israel, 
que estás sentado sobre os querubins! 
Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. 
Tu fizeste o céu e a terra. 
16 Inclina o teu ouvido, Senhor e ouve. 
Abre, Senhor, os teus olhos e vê. 
Ouve todas as palavras de Senaquerib, 
que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 
17 É verdade, Senhor, 
que os reis da Assíria 
devastaram as nações e seus territórios; 
18 lançaram os seus deuses ao fogo, 
porque não eram deuses, 
mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra, 
por isso os puderam destruir. 
19 Mas agora, Senhor, nosso Deus, 
livra-nos de suas mãos, 
para que todos os reinos da terra 
saibam que só tu, Senhor, és Deus'. 
20 Então Isaías, filho de Amós, 
mandou dizer a Ezequias: 
'Assim fala o Senhor, Deus de Israel: 
Ouvi a prece que me dirigiste 
a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 
21 Eis o que o Senhor disse dele: 
A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. 
A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 
31 Pois um resto sairá de Jerusalém, 
e sobreviventes, do monte Sião. 
Eis o que fará o zelo do Senhor Todo-poderoso. 
32 Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: 
Ele não entrará nesta cidade, 
nem lançará nenhuma flecha contra ela, 
nem a assaltará com escudo, 
nem a cercará com trincheira alguma. 
33 Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, 
e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 
34 Protegerei esta cidade e a salvarei 
em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'. 
35a Naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor 
e exterminou no acampamento assírio 
cento e oitenta e cinco mil homens. 
36 Senaquerib, rei da Assíria, 
levantou acampamento e partiu. 
Voltou para Nínive e aí permaneceu. 
- Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Salmo Responsorial  
(Sl 47,2-3a. 3b-4. 10-11 (R. Cf. 9d))

R. O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

2 Grande é o Senhor e muito digno de louvores * 
na cidade onde ele mora; 
3a seu Monte santo, esta colina encantadora * 
é a alegria do universo.   R. 

3b Monte Sião, no extremo norte situado, * 
és a mansão do grande Rei! 
4 Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * 
um refúgio poderoso.   R. 

10 Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * 
em meio ao vosso templo; 
11 com vosso nome vai também vosso louvor * 
aos confins de toda a terra.   R. 

Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (7,6.12-14)

R. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
6 Não deis aos cães as coisas santas, 
nem atireis vossas pérolas aos porcos; 
para que eles não as pisem com os pés 
e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 
12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, 
fazei também a eles. 
Nisto consiste a Lei e os Profetas. 
13 Entrai pela porta estreita, 
porque larga é a porta 
e espaçoso é o caminho que leva à perdição, 
e muitos são os que entram por ele! 
14 Como é estreita a porta 
e apertado o caminho que leva à vida! 
E são poucos os que o encontram! 
—  Palavra da Salvação.
R. Glória a vós, Senhor.
Homilia
Hoje em dia, fala-se muito da questão da inculturação. É inculturação do anúncio, da liturgia e assim por diante. De fato, a inculturação é necessária para que todos possam viver os valores do Reino de Deus. Mas o Evangelho de hoje nos faz uma grave advertência: não atireis vossas pérolas aos porcos. É claro que devemos valorizar todas as formas e expressões de uma cultura e reconhecer os grandes valores que estão presentes na cultura e que expressam os valores evangélicos, mas inculturar o Evangelho não significa submete-lo aos valores culturais, pois a cultura tende a ver o Evangelho de uma forma ideológica e a usar as suas palavras sem os critérios do Reino, pisando nelas e voltando-se contra nós.
Fonte CNBB

Temos aqui mais algumas sentenças esparsas da coleção de Mateus, compiladas no Sermão da Montanha. A primeira destas sentenças é enigmática e choca por seu teor rude e discriminatório. Estamos próximos da conclusão do sermão da montanha sobre a vida no Reino de Deus. Jesus chama seus ouvintes para fazerem uma escolha e depois dá-lhes a “regra de ouro” do agir: “Fazei aos outros o que quereis que vos façam”. Esta norma de comportamento faz parte da cultura universal e supre a complexidade de toda a Lei e dos Profetas. A alusão às portas e aos caminhos, largos ou estreitos, aponta para o Império Romano. Na ânsia de exploração e dominação, construíram largas estradas para as grandes cidades dominadas, com suas amplas portas, centros de produção e comércio, favorecendo a expropriação. O acesso às pequenas aldeias do povo humilde e pobre era feito por estreitas vias. Para isto, Ele conta três metáforas — uma sobre duas portas, outra sobre duas árvores e outra sobre dois alicerces. Um local conhecido, hoje em dia na cidade de Belém, é a Igreja da Natividade, construída onde se acredita que Jesus tenha nascido.

A imensa igreja tem apenas uma pequena entrada. Para entrar na igreja, através dessa pequena porta, a pessoa tem que se curvar, praticamente tem que se agachar. E a não há possibilidade de entrar levando consigo alguma bagagem.O significado da pequena entrada dessa igreja é claro. Há apenas uma porta por onde se pode entrar no Reino de Deus e essa porta é estreita. Jesus deixa claro que Ele é a única porta para as ovelhas — Ele é o único caminho para o céu e para o dom da vida eterna (João 10:7-9; João 3:16; 14:6).

O discípulo deve rejeitar as largas estradas do império e seguir o humilde caminho dos pequenos e excluídos.

Todos procuram uma vida melhor e mais segura, e por isto se fadigam e correm. Numa tarefa assim tão importante, é conveniente que não andemos atrás dos outros, mas que verifiquemos com cuidado e sabedoria em quais mãos colocamos o nosso futuro, a nossa eternidade. Não nos esqueçamos que o guia seguro que devemos buscar é Jesus.

A porta é estreita, mas quando se passa por ela, os campos são verdes, a água cristalina, a proteção é completa. Há fartura, alegria e paz do outro lado, o lado da vida plena em Cristo Jesus.

Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário.
Fonte Canção Nova
Deus os Abençoe! 
Paz e Bem.

in Corde Jesu, semper. 

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