domingo, 26 de junho de 2016

SÃO JOÃO EVANGELISTA e SÃO PAULO APÓSTOLO

SÃO JOÃO EVANGELISTA:
Era o melhor amigo de Jesus. Trabalhava como pescador no lago Genezaré, quando foi chamado pelo próprio Jesus a ser um pescador de almas. João Evangelista tinha apenas 25 anos de idade quando prontamente atendeu a esse chamado: era o caçulinha entre os apóstolos e dedicava a Jesus uma imensa veneração, humildade, extrema bondade em sua pureza de corpo e de alma. Não era por pouco, portanto, que Jesus o chamava de “o apóstolo amado”.
Esteve próximo a Jesus nos momentos mais difíceis, como em seu julgamento e em sua morte. João foi o único que assistiu a tudo, permanecendo ao lado de Maria Santíssima, aos pés da cruz. Jesus, minutos antes de falecer, pediu a João que cuidasse de sua querida mãe. Nesse momento João representava a humanidade e Jesus no-la dava como um de seus maiores presentes: Sua Mãe para ser Nossa Mãe.
Depois do sepultamento, Maria e João partiram para Éfeso. João viveu mais setenta anos após Jesus e, ao lado de São Pedro, divulgava incessantemente o santo Evangelho. Foi na Ásia Menor que atuou ainda mais intensamente, fundando igrejas e dirigindo congregações. No ano 95 DC, começaram as perseguições ainda maiores do Imperador Domiciano que o condenou à morte em uma caldeira de óleo fervendo! – Mas glórias a Deus, pois saiu milagrosamente ileso.
Por essa razão, consideraram-no “bruxo” e mandaram-no para ilha de Patmos, onde foi submetido a muitos sofrimentos. Mas favorecido por sua idade bastante avançada, conquistou a liberdade e retornou a Éfeso, onde morreu com suavidade, não antes de ter finalizado os seus textos do Evangelho e do Apocalipse. Mesmo sem mais forças para pregar, costumava dizer: “Meus queridos, amem-se uns aos outros…”
Oração do São João Evangelista: Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar. Amém.
Devoção: À pregação da Palavra e a escrever o Evangelho, a Maria, Mãe de Jesus de quem tornou-se protetor após a morte de Nosso Senhor.

SÃO PAULO APÓSTOLO:
De família judaica da tribo de Benjamin, mas ao mesmo tempo cidadão romano, passou sua infância em Jerusalém dentro de uma séria formação religiosa segundo as doutrinas dos fariseus.
Perseguidor dos cristãos, esteve presente na morte de santo Estevão, morto à pedradas. Certa vez, mais ou menos no ano 36 no caminho de Damasco uma forte luz o fez cair de seu cavalo, cegando-o. Paulo, aturdido ouviu de Jesus “Saulo, Saulo, por que me persegues?”.
A partir desse momento dedicou toda sua vida a serviço de Cristo. Quando os cristãos, acostumados a circuncidar os filhos que nasciam, Paulo os relembrava que já não estavam na lei judaica mas que eram cristãos. Passou um tempo na Arábia e regressou a Damasco para pregar.
Foi para Jerusalém no ano 39 e depois para a Síria-Cilícia de onde partiu para Antioquia com Barnabé. Foram para Chipre, Panfília e Licaônia. Foi então que passou a usar o nome grego Paulo em vez de Saulo. 14 anos após sua conversão (no ano 49) partiu para Jerusalém para participar do concílio apostólico onde foi aceita a tese de que a,lei judaica deixaria os cristãos professar sua fé. Paulo morreu com a cabeça decapitada, no ano 67.
Oração: Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o amor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória.
Devoção: À pregação do Evangelho
Padroeiro: Dos evangelizadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário